Aprenda a dar aquele "folego" extra na sua bateria, quando ela estiver no final.
- desabilitar conexões locais (bluetooth, infravermelho, wi-fi): é boa prática fazê-lo sempre, ativando apenas quando for usar. Se a bateria estiver quase acabando e você quiser preservar, é bom dar um jeito de não precisar usar!
- resistir a aplicativos de lazer: Jogos, fotos, ouvir uma música, assistir a um vídeo, etc. usam a CPU e o armazenamento intensivamente, além de manterem o display ligado.
- desativar acesso à web, e-mail e GPS: o GPS e a conexão à Internet via edge, gprs, cdma ou mesmo wi-fi envolvem transmissão e recepção constante de sinais pelos rádios do seu aparelho. Desative.
- desativar a sincronização automática de e-mails: se não puder ficar completamente sem acesso à Internet, ao menos desligue a checagem automática de e-mails, deixando para acessá-los só quando for lê-los.
- desabilitar o modo vibratório: vibracall é uma grande comodidade, mas fazer o celular chacoalhar daquele jeito consome a sua carga. O ideal para preservar a bateria é colocar o aparelho em modo silencioso, desativando inclusive os toques MP3, que exigem bastante do processador na hora de decodificá-los.
- desligar até mesmo a função telefone: se você não precisa do smartphone para receber chamadas, mas quer continuar a usá-lo como se fosse um PDA ao longo do seu dia quase sem bateria, desligue a função telefone, ou ative o “modo avião” presente em alguns aparelhos. Ligue novamente se precisar fazer uma chamada.
-
desligar a função telefone ao se deslocar entre cidades: quando você passa por áreas com pouca ou nenhuma cobertura de sinal, seu celular usa o rádio em alta potência regularmente, procurando contato com alguma torre.
-
reduzir a iluminação da tela: ajuste para 50% de brilho ou menos, e reduza o tempo de espera para desligamento automático do display. Se for possível desligar a iluminação do teclado e da tela (backlight, em alguns modelos), aproveite a oportunidade.
-
travar o aparelho antes de colocar no bolso: ou na bolsa, ou na mochila. Isso evita que ele seja ativado sem querer. Use algum modo de travamento que impeça que o display se ilumine a cada vez que alguma tecla for apertada sem querer no seu bolso. Se o modo telefone já estiver desligado, considere desligar o aparelho inteiro antes de colocar no bolso.
-
desligue o aparelho quando não for usar por períodos prolongados: se você for ficar sem usar por um período prolongado, durante uma apresentação ou uma sessão de cinema enquanto aguarda seu vôo, por exemplo, desligue e guarde a carga restate para tê-la disponível mais tarde.
Lembre-se de que tudo isso serve muito bem para fazer a bateria durar mais em um momento de necessidade, mas não necessariamente são dicas para o dia-a-dia do seu aparelho, exceto aquelas que você já conhece como boas práticas, como nunca colocar o aparelho na bolsa sem antes travá-lo.