Antes de falar sobre a evolução dos tablets, precisamos saber que o computador nasceu no final da década de 70 e ele ocupava prédios inteiros, mas graças a Steve Jobs e Steve Wozniak, não demorou muito para que pouco tempo depois o primeiro “computador pessoal” chegasse ao mercado.
Na época foi uma revolução que mudou a história, e olha que naquele tempo a mobilidade já era um sonho de consumo de todo mundo.
A partir de então a morte do computador pessoal, já estava anunciada, os Smartphones, notebooks, e tablets estavam para chegar, e tudo foi acontecendo muito mais rápido do que as pessoas esperavam.
Foi em 27/01/2010 que a Apple reinventou o tablet lançando o primeiro iPad, em um mercado até então “sem concorrência”.
“A tecnologia sozinha não é o bastante, é a tecnologia casada com as artes, as ciências humanas que nos dá o resultado que alegra nossos corações. E em nenhuma área isso é mais verdade que na dos dispositivos Pós-PC.“ Steve Jobs
1-O início de tudo: Dynabook
Ano 1968
Mas foi Alan Kay, cientista da computação norte-americano, o primeiro a propor a idéia de um computador em formato tablet. Pioneiro em áreas como interfaces gráficas e programação, em 1968, descreveu o conceito do Dynabook, um “computador pessoal para crianças de todas as idades”.
1-Apple Graphics Tablet
Ano 1979
Talvez o primeiro conceito do que é hoje o iPad, a Apple já trabalhava duro para alcançar o sucesso conquistado hoje.
3-Bashful – “O anão Dengoso da Apple“
Ano 1984
Em 1983, a Apple contratou uma empresa chamada Frog Design para dar vida ao conceito de um tablet computer. O protótipo foi apelidado de “Bashful” (“Dengoso”), em referência ao projeto Snow White (“Branca de Neve”), uma nova identidade visual que estava sendo desenvolvida para os produtos da Apple e que chegou ao mercado em 1984 com o Apple IIc.
4-GRiDpad Pen Computer
Ano 1989
O primeiro “tablet” como atualmente conhecemos a chegar ao mercado foi o GRiDpad Pen Computer, da norte-americana GRiD Systems em 1989, uma empresa pioneira que também foi responsável pelo primeiro “laptop” como o conhecemos, o GRiD Compass, de 1982, ele pesava 2 kg.
5-O conceito da “Knight Ridder”
Ano 1994
No vídeo da Knight-Ridder, produzido em 1994, um dos autores do vídeo, o visionário Roger Fidler, explica como o conceito de tablet que criou funciona. E perceba como a idéia é muito semelhante com o que a gente considera ser um tablet hoje em dia.
6- O Tablet PC da Microsoft
Ano 2001
Em 2001, a Microsoft tentou emplacar a idéia dos “Tablet PC”, portáteis equipados com telas sensíveis ao toque que rodavam uma versão modificada do Windows XP, preparada para operação via caneta e com alguns utilitários extras como ferramentas de reconhecimento de escrita.
O Tablet PC não era um produto, mas sim um conceito, ao qual vários fabricantes aderiram.
Speedcell Celulares
Ano: 2003
Abrindo um parênteses na história da evolução dos tablets, no ano de 2003 surge na cidade de Jundiaí a Speedcell Celulares conserto e assistência técnica em celulares, tablets e câmeras fotográficas digitais e analógicas, iniciamos nossas atividades neste mesmo ano no endereço que estamos até os dias de hoje, na época a única loja de Jundiaí e região a prestar o serviço de assistência técnica em tablet, conserto de tablet, venda de tablet e acessórios para tablets .
Poucos eram os dispositivos nessa época, mas mantivemos as metas e o foco, mais acima de tudo acreditamos no mercado que tinha tudo para expandir.
Hoje temos muitos concorrentes em Jundiaí e região, mais temos o diferencial de termos iniciado junto com o mercado, nossa garantia e um nome confiável no mercado de assistência técnica em tablet , conserto de tablet , reparo de tablet, manutenção de tablet, venda de tablet e acessórios para tablet.
Seu tablet está no hospital internado na UTI e não conseguem ressuscita-lo? :o Não espere mais e traga para Speedcell celulares ;)
7- Nokia 770
Ano 2005
Lançado em 2005, o “Nokia 770” nada tem a ver com os celulares pelos quais a empresa é conhecida, apesar do nome. É um tablet para acesso à internet equipado com uma tela de 4.1 polegadas e um sistema operacional baseado em Linux batizado de “Maemo”.
Foi feito para navegar na web, ler e-mail, tocar música e exibir imagens e e-Books, e nunca foi comercializado em massa.
8-Origami
Ano 2006
O “Origami”, anunciado no início de 2006, foi uma evolução da idéia do Tablet PC, só que mais portáteis e em um formato menor. Eram PCs com baixo poder de processamento (e baixo consumo de energia) equipados com uma tela de 7 polegadas (geralmente sensível ao toque), rodando o Windows XP.
9-Modbook: o primeiro Mac tablet
Ano 2009
O primeiro Mac “tablet” não foi produzido pela Apple. Criado pela Axiotron o Modbook era, como diz o nome, uma “modificação” dos notebooks PowerBook G4. A empresa comprava os notebooks da Apple, desmontava e remontava os componentes em um novo chassis, eliminando o teclado e adicionando uma tela sensível ao toque (com caneta) sobre o painel LCD.
10- O iPad da Apple
Ano 2010
Após meses de boatos e especulações, apresentado como mágico e revolucionário, a Apple anunciou oficialmente, a chegada do iPad, seu primeiro computador em formato de prancheta digital, ao mercado em janeiro de 2010.
Durante um evento realizado em São Francisco, nos EUA, o fundador e então presidente da companhia, Steve Jobs, apresentou o produto – que une computador, videogame, leitor de músicas e vídeo além de leitor de livro digital.
Fonte:
www.webdig.com.br