A Apple acabou de lançar, de forma oficial e para todo o mundo, o novo sistema operativo móvel da Apple, o iOS 10. São dezenas de novidades que irão transformar o seu iPhone e, provavelmente, poderão mesmo transformar a sua forma de utilizar o iPhone e iPad.
Para que não seja surpreendido com falta de espaço, pois a atualização ainda requer bastante espaço para transformar o seu iOS, siga este guia de boas práticas.
iOS 10 chegou. Está pronto para o receber?
Tal como referimos ontem, hoje pelas 18 horas (hora de Portugal continental) a Apple libertou o iOS 10, para que possamos atualizar os nossos dispositivos mobile suportados.
Foi anunciado na última keynote que dia 13 de Setembro era dia de lançamento e então, hoje, vamos finalmente ver um sistema redesenhado com muitos novos recursos, desde a app mensagens, até aos famosos widgets que aparecem no ecrã bloqueado.
Antes de atualizar seu iPhone, iPad e iPod touch, existem alguns passos que deve seguir para garantir que tudo corre bem. Veja como se deve preparar para uma atualização tranquila do iOS 10.
Aqui está a lista oficial da Apple de dispositivos compatíveis:
Assumindo que o seu dispositivo aparece na lista acima, é hora de começar a prepará-lo para iOS 10.
Uma das ações para dar início a este processo é começar a limpar as aplicações que não utiliza. Este espaço ocupado de forma inútil poderá ser essencial para a instalação do iOS 10. Além de ocupar espaço no armazenamento do próprio dispositivo, ainda estará a sobrecarregar o iCloud se tiver as cópias automáticas ligadas.
Há pessoas que têm várias regras para manter as aplicações no seu iPhone ou iPad. Se instalar e esta, logo no início, não trouxer qualquer vantagem, remova-a. Ainda há quem deixe por um mês a app instalada até surgir alguma utilidade, isto porque há aplicações sazonais e os jogos casuais… nesse caso, há ainda os que permitem no máximo 3 meses, para aplicações que podem necessitar de alguma habituação. Se nesse tempo estipulado por si não utilizar a app… remova.
Vasculhe cada pasta e cada folha de ecrã para identificar todas as aplicações que realmente não use e que pode remover. Pode remover da forma tradicional, bastando deixar o dedo um segundo em cima do ícone até aparecer o X que remove a app ou ir a Definições > Geral > Uso de armazenamento e iCloud. Dentro terá duas áreas. Primeiro, a área Armazenamento que lhe mostra o espaço físico do seu dispositivo. Segundo, a área Gestão nesse grupo. Poderá visualizar tudo o que tem instalado e o espaço que estão a ocupar. Também aí poderá remover cada aplicação.
Organize o ecrã inicial
Agora que já limpou todas as suas aplicações que não estavam a fazer falta, poderá organizar e otimizar a forma como se apresenta quer o ecrã principal quer os ecrãs de aplicações seguintes.
Tenha presente que o ecrã inicial é onde deverá colocar as aplicações que mais usa no seu dia e não ter um conjunto de ferramentas que não servem para o despachar mais rápido. Assim, eu, no meu dia a dia, uso as apps na dock comuns, a app das chamadas, o Safari, o mail e a música.
No ecrã principal, logo em primeiro lugar, a app Mensagens, o FaceTime, Calendário, Fotografia, Contactos, a Câmara, a app de Meteorologia, o relógio (com os respectivos alarmes), as redes sociais, aplicações de desporto, Saúde e várias outras que são de todas as existentes as que são mais solicitadas.
Para ser mais simples alojar todas estas apps na página principal, criei também duas pastas Social e Saúde onde alojo aplicações que, embora use com freqüência, são de utilização em situações com mais tempo e, por isso, podem estar acessíveis com mais um clique.
Há quem tenha mais organização e vá ao ponto de ter nas pastas das páginas seguintes as pastas organizadas por ordem alfabética. Para mim, isso já não tem sentido, mas cada um sabe de si.
Gerir conteúdos multimídia
Sem dúvida que a música e as imagens são aquele conteúdo que mais espaço ocupa e de forma mais rápida. Está na hora de dar uma organização também nesta área. Vai precisar de, pelo menos, 1.1 GB de espaço para acolher o iOS 10 e nada como limpar imagens e músicas que são repetidas, que não estão a ser utilizadas ou que já estão copiadas em vários outros locais.
Para gerir vá a Definições > Uso de armazenamento e iCloud > Armazenamento e a seguir Gestão. Aqui dentro veja logo Fotografias e Câmara. O espaço ocupado diz-lhe o que deve ir à app Fotografias e limpar muita coisa. Não se esqueça das pastas Apagado recentemente e outras lá de várias aplicações de terceiros.
Depois no Armazenamento, vá Música e veja o espaço ocupado. Se lhe der para remover tudo… veja ali ao canto superior direito a opção Editar e isso poderá apagar álbum a álbum ou tudo de uma só vez… nunca se sabe se uma limpeza geral depois não melhora a qualidade do armazenamento.
Este é o passo mais importante para ter a certeza que, se o processo falhar, os seus dados estão salvaguardados. Embora não seja muito usual, também não é inédito que, no meio de uma atualização, o conteúdo de um iPhone desapareça, mas se estivermos devidamente munidos com backups, não corremos qualquer risco.
Há duas maneiras para fazer backup do seu dispositivo iOS: iCloud ou iTunes. A minha sugestão é que faça para os dois sítios, isto porque, se deixar no iTunes e se algo correr mal num update, depois terá de ligar o iPhone ou iPad ao iTunes e aí terá já a cópia no computador.
Se tiver o Backup do iCloud ativado então poderá ver quando foi que fez a última cópia e forçar para fazer uma agora. Para isso vá a Definições > iCloud>Cópia de segurança e Efetuar cópia de segurança agora.
No iTunes basta ligar o dispositivo ao computador, e abrir o iTunes. A seguir na área Cópias de segurança colocar na opção Este computador e clicar no botão Efetuar cópia de segurança agora.
Fonte:
https://pplware.sapo.pt/